OVELHA OU CABRA?
OVELHA OU CABRA?
“Jesus terminou, dizendo: — Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real.
Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras.
Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai!
Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.
— Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!
E Jesus terminou assim: — Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna.”
Mateus 25:31-34, 41, 46
Já se perguntou porque Jesus usa esses dois animais em particular para descrever os maus dos bons?
A ovelha é a fêmea do carneiro, o filhote se chama cordeiro.
É conhecida como dócil, mansa, tratável, obediente e indefesa. Ovelha, Carneiro e Cordeiro, são usados na Bíblia para traduzir o símbolo mansidão e submissão.
É um animal que mesmo quando sabe que está indo para o matadouro, baixa a cabeça em silêncio e cumpre com seu destino sem reclamar, chorar ou relutar, por isso Jesus desde as profecias é chamado de o Cordeiro de Deus, pois teve uma atitude de Cordeiro.
A cabra, fêmea do bode é a mãe do cabrito.
Como a ovelha, emite um som chamado de balido “bééé”, mas tem características diferentes, sendo que esta tem um coração duro, rebelde de “bode”, que é auto-suficiente, traiçoeiro e fedido.
Alimenta-se até de lixo, busca sua própria defesa usando seus chifres e não teme os humanos, podendo ser violento e intimidador.
Não aceita autoridade, muito menos repreensão, tornando-se desobediente e intratável.
O “crente bode” contesta e afronta o Espírito Santo, mas permanece em sua teimosia e arrogância se negando a baixar a guarda e se sujeitar.
As vezes me pego tendo atitudes de cabra, arredia, rebelde e querendo fazer as coisas à minha maneira mas aí o Senhor me traz convicção no espírito de um jeito que só Ele sabe, então me prostro e me arrependo pedindo perdão e baixando minha crista de velha criatura para dar lugar à vontade do meu Pai do céu, e continuar meu processo de renovação da minha mente, afinal, só serei uma obra completa 1 segundo antes de morrer, até lá tem muita velha natureza pra me livrar. (Romanos 12:2)
“Submeteis todas as pessoas às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram estabelecidas por Deus. De modo que quem se opõe à autoridade, resiste ao estabelecido por Deus; e os que resistem trarão a condenação sobre si mesmo. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente em razão do castigo, mas também pela consciência” (Romanos 13: Vers. 1 a 6).
Na Igreja podemos encontrar ovelhas e bodes.
Ambos se beneficiam das pastagens do aprisco, mas um tem coração submisso, o outro não.
Você é ovelha ou bode?
Quer estar acima da verdade, saber mais das coisas de Deus do que o próprio Deus e se recusa a ao menos ouvir aqueles constituídos por autoridade?
O cristão, seguidor de Jesus ouve o bom Pastor e obedece a Palavra.
Salvação não é um acontecimento que é finalizado no dia do batismo, é um processo diário de submissão, obediência e aperfeiçoamento que leva anos e não acaba enquanto estivermos vivos.
Deus abençoe e todos!
#inteligênciaespiritual
#devocional
JM
30/12/2020

Comentários
Postar um comentário